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Por favor, não se proponha a desafios de “não fazer coisas”. Coloca tua energia em incluir, não em excluir! Não se desafie a ficar 40 dias sem doce, ou sem glúten, lactose, refrigerante, etc… Ao invés disso desafie-se a incluir algo na sua rotina que você ainda não faz, mas gostaria de fazer.

É super comum ouvir no consultório: ah, o meu problema é o arroz ou o meu problema é o doce. Eu te garanto que você incluir um hábito novo no lugar de um hábito do qual você quer se livrar é mais interessante do que simplesmente anular aquele hábito. Com uma amiga não foi diferente até mesmo para o cigarro, olha só:

Ela decidiu parar de fumar, mas percebeu que tinham algumas angústias que deixavam ela aflita e que ela não sabia como lidar sem o cigarro. Natural, já que nunca ela teve que lidar com isso, pois antes ela simplesmente fumava e “resolvia”.

Entre aspas resolvia porque ela simplesmente fumava e relaxava, mas não resolvia o problema de fato. Ao invés de simplesmente parar de fumar, ela passou a fazer outras coisas a partir das necessidades que surgiam. Por exemplo, um dia ela resolveu limpar a geladeira porque percebeu que estava entediada em casa. Normalmente ela fumaria e ao invés de fumar por ócio ela pensou “o que eu posso fazer com esse tédio todo?” e então ela decidiu executar uma tarefa que demanda trabalho manual e acaba distraindo.

O segredo todo disso é que costumamos percorrer sempre o mesmo caminho automático para lidarmos com situações chatas ou desgastantes. Algumas pessoas comem em grande quantidade, outras comem correndo, outras comem algum doce. E tá tudo bem, juro! Você é normal assim desse jeitinho. O que eu quero dizer aqui é que se você percebeu que sempre come um doce por impulso, até mesmo sem vontade, pode ser que existam outras possibilidades para te
satisfazer e que o doce não precisa necessariamente ser cortado. Ele está ali “resolvendo” algo enquanto você não resolve.

Então é simplesmente perceber que se você está entediada, você pode se distrair vendo um filme, uma série, ouvindo música, ligando ou chamando uma amiga no WhatsApp. Se você está cansada e tem o costume de comer um docinho pra descansar e aumentar sua energia, quem sabe você não experimenta um banho quente ou uma água bem gelada ou uma caminhada no sol pra pegar aquela claridade. Ou seja, ir descobrindo outras coisas que não se limitem a apenas comer algo ou tomar um café.

E se você hoje ainda não sabe como fazer isso sem ser através da comida, você pode se ocupar tentando descobrir. Talvez no momento dessa descoberta, você não estará colhendo resultados como gostaria, mas já estará fazendo algo a respeito para tornar possível alcançar esses resultados num futuro próximo.

Categorias: Dicas

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